Vamos falar hoje de uma situação da sua vida cotidiana em que você pode trabalhar de forma intencional alguns elementos da sua comunicação para falar bem em público.
A preparação técnica específica para falar bem em situações de exposição pública e momentos de destaque é muito importante, mas as situações do seu dia-a-dia também são oportunidades incríveis para você se aprimorar enquanto comunicadora.
APROVEITE AS CONVERSAS MAIS ÍNTIMAS
Especialmente se você for uma pessoa mais reservada, que sofre com timidez e vergonha de se expor as conversas com pessoas do círculo mais próximo podem ser o “ensaio” que você precisa para ir aos poucos se desafiando mais. Mas preste atenção, não basta falar com as pessoas de qualquer jeito, existe uma maneira de explorar esse momento de forma intencional e é sobre isso que vamos falar aqui.
TREINE CONTAR HISTÓRIAS.
Na semana passada eu revi pela décima vez o filme “Comer, Rezar e Amar” com Julia Roberts, gosto muito da beleza do filme, das mudanças de atmosferas. A protagonista é uma viajante, então, ora senti minha boca salivar ao assistí-la devorando um belo prato de spaghetti, ora me encantei pelos rios, montanhas, paisagens do Oriente, me diverti quando ela teve a oportunidade de acariciar um elefante no meio da rua na Índia. Mas em essência me senti mesmo comovida pelo olhar interessado que a personagem principal tinha sobre as pessoas, como ouvia suas histórias atentamente, o que a fazia se conectar emocionalmente com elas de uma forma quase instantânea e natural. É um filme que eu vou assistir de novo e de novo e de novo.
Nas conversas com pessoas do seu círculo mais íntimo conte histórias ou fatos que aconteceram com você de uma forma mais envolvente do que de costume. Aqui você vai treinar a organização do pensamento, porque histórias têm começo, meio e fim. Percebeu que no parágrafo anterior fiz isso? Te contei sobre um filme que revi (e sem te dar spoillers!rs) em poucas linhas, tenho certeza que você imaginou o spaghetti, o rio, a montanha e o elefante. Histórias sempre envolvem pelas imagens que fazem nossa imaginação criar, ativam um campo específico em nossa mente e memória.
Pratique formas de prender a atenção das pessoas, use exemplos, metáforas, analogias para gerar interesse em quem te escuta. Dessa maneira, você vai treinar linha de pensamento, poder de síntese e ritmo. Ao compartilhar algo corriqueiro você irá trabalhar aspectos importantíssimos para se tornar uma comunicadora envolvente.
Você pode falar sobre um filme (como eu fiz aqui) ou série que viu, um livro que leu ou algo que aconteceu com você. Ao falar sobre um filme ou série que todo mundo conhece experimente debater com as pessoas, dar e ouvir opiniões percebendo como você se coloca, como se faz ouvir e compreender pelas pessoas.
Uma de minhas mentoreadas, por exemplo, comentou comigo, que antes da nossa mentoria ela entrava muda e saía calada das reuniões de família, evitava dar opiniões, mas depois de trabalharmos sua comunicação, ela passou a trazer pontos de vista sobre os mais variados assuntos na mesa de Domingo, surpreendendo até quem já a conhecia há tanto tempo como seu pai, mãe e irmãs. Ela aumentou a interação com a família e consequentemente a conexão, porque quando você compartilha opiniões, sensações, impressões e gostos, você se mostra, dessa maneira as pessoas podem te conhecer melhor e se sentirem mais à vontade de se mostrarem também a você, isso gera CONEXÃO.
Preste atenção em como você articula as palavras, no volume da sua voz, sua postura, seus gestos, seus ritmos , estendendo essa observação às pessoas ao seu redor, perceba como você se sente em cada situação com cada pessoa. Claro que você pode perceber algumas travas, pode ser dfícil para você identificar de onde elas vêm e como ultrapassá-las, nisso eu posso te ajudar e muito! Você conta com todo o conteúdo aqui da página e dos meus outros canais. Se você sente conexão com meu jeito de trazer esse assunto por aqui e precisa de acompanhamento mais perto de você, de olhar específico em suas dificuldades e vontades, objetivos e metas de comunicação, entre em contato comigo pra gente conversar e mapear juntas como posso lhe ser útil.
Se você chegou até o final desse artigo é porque você busca aprimorar sua comunicação, elevar seu nível de conexão com as pessoas, seu desempenho no trabalho e na vida, eu te parabenizo por isso. Continue, apenas continue aprimorando um dos maiores capitais que você tem nesta vida: seu poder de comunicação.
Comments