
Se seus resultados estão ruins, sua comunicação também está
Pode não ser muito fácil verificar se a comunicação em uma empresa ou setor de trabalho é eficaz, mas um bom indicador é o resultado. Comprovadamente, a comunicação tem impacto direto no faturamento dos negócios. O estudo “The cost of poor communications” mostrou que, nos EUA e Reino Unido, as empresas perderam US$ 62,4 milhões por ano em média devido à má comunicação. A mesma pesquisa mostrou, ainda, que negócios liderados por comunicadores eficazes tiveram retornos totais quase 50% maiores para os acionistas em relação àqueles com comunicadores menos eficazes em cargos estratégicos.
Imagine o cenário: você precisa comunicar uma necessidade a um colega de trabalho, ele está na mesa dele concentrado no computador, vamos supor que você precise da entrega de um relatório para o dia seguinte, então, você diz: “João, preciso do relatório de compras para amanhã às 8:00, tá bem?”. Ele acena que sim com a cabeça com os olhos na tela, você vai embora crente de que o relatório estará em sua mesa na manhã seguinte, eis que chega a manhã seguinte e o relatório não estava lá.
O problema que esse relatório era muito importante para dar andamento a um outro processo de sua responsabilidade com prazos apertados. Você consegue perceber qual foi seu erro de comunicação aqui?
As pessoas em geral possuem uma mania horrorosa de chegar disparando frases aos colegas, sem perceber se é o momento, sem garantir se a pessoa está com a atenção voltada para o que está sendo dito. Preste atenção a esses elementos do sucesso da transmissão de uma mensagem:
Peça a atenção da pessoa
O seu erro no caso do exemplo foi chegar sem checar se o João podia atender. Uma simples pergunta como “Bom dia, João, preciso falar com você, pode ser agora?”, toda vez que alguém te diz um “sim” isso aumenta suas chances de seu pedido ser recebido com sucesso, você sabia?
Fale de forma clara e sucinta o que precisa
Diga claramente o que precisa, se tiver prazos, urgências, especifique.
Garanta que o outro compreendeu
Repita o que foi combinado, para que a pessoa confirme e com isso reitere na memória o que se compreteu a fazer. No caso do exemplo você poderia dizer: “João, então posso aguardar sua entrega desse relatório X, Y Z para amanhã em minha mesa às 9 da manhã, certo?
Desde os acontecimentos mais simples até questões complexas, falhas de comunicação podem acarretar em prejuízos de diversas escalas e se o diálogo não for eficiente nas demanas mais simples, provavelmente também não será nas mais complexas.
コメント