top of page
  • Foto do escritorJoice Bacantte

Oi, eu sou a Joice Bacantte

Atualizado: 8 de jun. de 2023

Biografia. Presente. Visão.


Sou filha de 2 alagoanos que vieram na década de 70 do sol quente do nordeste para o inverno frio da terra da garoa, fugiram da miséria do corte da cana, da fome e da exploração e aqui na Pauliceia desvairada com as próprias mãos de operários forjaram suas vidas, ergueram casa e contruíram família. O maior valor que recebi deles foi a educação. E foi na escola que conheci o teatro num último trabalho de conclusão do ensino médio.


Um pouco antes de terminar o ensino médio conheci Luiz Antônio Gasparetto e seu método de ensino de Biodança, sempre amei dançar, movendo o corpo livremente, sabe? Em uma das minhas aulas com o Gaspa, me apaixonei pela ideia de me tornar terapeuta corporal com técnicas de massagem. Mover meu corpo e tocar as pessoas é uma vocação do meu coração desde muito pequena.


Apaixonada por escrita e Literatura, aos 16 anos conheci a biografia do Nelson Rodrigues, impactada fui buscar sua obra e arrebatada por aquela visão de anjo pornográfico dele, acabei dando um jeito de fazer como trabalho de teatro no último dia de aula a "Valsa nº6", me conectei profundamente com aquele feito na escola, especialmente por sentir em meus colegas, a plateia, um extase diante de minha apresentação. Em princípio teatro se tornou uma atividade que passei a estudar e exercer de modo amador (eu amava mesmo!rs) enquanto estudava e trabalhava com terapias corporais, especialmente massoterapia.

O teatro modificou minha visão de mundo, minha expressão, minha relação com as pessoas. Eu tinha uma espécie de "vida dupla", trabalhava em empregos convencionais durante o dia e fazia teatro à noite e aos fins de semana. Porém, percebi que meu desempenho nas minhas outras área de atuação era diretamente impactado pelo que o teatro me dava: boa articulação das palavras, persuasão, empatia liberdade e criatividade/corporal/emocional/intelectual/filosófica e especialmente o teatro me deu um senso de presença muito forte. Jamais passei despercebida onde quer que eu fosse, entrei em todos os empregos que eu realmente desejei por ser competente para as vagas, mas especialmente por dominar as cenas de dinâmicas de seleção e entrevistas.


Com o passar do tempo, o teatro se tornou atividade principal do meu trabalho, me graduei em Artes Cênicas e estudei e trabalhei com os maiores mestres do Brasil e do mundo, como Denise Stoklos, Luis Louis, Thereza Piffer e Desmond Jones. Mas, sempre tive as terapia corporal ora como atividade paralela ora como principal fonte de renda junto da atuação como artista. No final das contas, sempre fui mesmo apaixonada pela mente humana, seus sentimentos, sonhos, sombras, potencialidades e expressão corporal.

Foi recentemente durante a pandemia, me sentindo muito desafiada no sentido do quanto posso ser contribuição nesse contexto do planeta, que me vi investigando o universo digital, cheguei a me formar como Social Media, pra entender e dominar essa forma de linguagem cada vez mais presente na vida da gente. Foi quando trabalhei as redes da minha irmã, que me vi ensinando a ela, minhas ferramentas de atriz e terapeuta corporal para que ele se libertasse das travas em falar nos vídeos de suas redes. Uma luz se acendeu no meu peito, quando vi uma profissional de primeira qualidade se libertar de uma trava pessoal e ampliar sua comunicação na direção de servir a quem precisa dela. Senti um chamado no coração.

Hoje guio profissionais das mais diversas áreas no sentido de comunicar ao mundo aquilo que sabem, que vendem, que servem de melhor, não apenas sem medo, sem vergonha e trava, mas com leveza, brilho pessoal, com a própria identidade, estilo, voz, alma!


Sou mentora em comunicação, realizo treinos personalizados para que você descubra e solte sua voz interior e se conecte com quem você deseja. Criei a mentoria ComunicaSoul e um programa de treinamentos personalizado que tem um nome especial para cada pessoa que inicia. Ofereço uma estrutura robusta e altamente exclusiva onde analiso junto com você quais são suas dificuldades hoje, seus maiores objetivos na sua comunicação, traço um plano flexível, porque vou dia após dia, realizando intervenções práticas de acordo com seus avanços, conquistas e dificuldades em tempo real.


Coloco à disposição toda minha expertise de artista e terapeuta corporal em uma metodologia exclusiva para que você represente não personagens dentro da ficção, mas que use os recursos de representação para transmitir a verdade de quem você é e quer ser. Minha missão é fazer sua fala com seu público florescer, de forma natural, autêntica e frutífera no seu trabalho, sua carreira, sua vida.


Comunicação é ponte, através dela você chega onde deseja ao lado de quem faz sentido. O mundo inteiro é um palco já diz o bardo e eu acredito que cada uma de nós merece protagonizar a própria história com a expressão do brilho pessoal seja qual for a cena aqui e agora.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page